São muitas as pessoas que diariamente passam horas em frente a sua televisor e se voltam consumidores de telenovelas. A telenovela é um fenómeno social intenso, complexo e polémico que nos últimos anos levou a estudiosos e pesquisadores a tratar de encontrar uma explicação que o abarque.

Têm muita importância económica em países como México, Brasil, Colômbia, Venezuela, Argentina, Peru e Chile, nos que se destinam grandes orçamentos destinados a sua produção.

Três características

1. Polarización do bem e o mau

É um rasgo evidente e característico do género melodrama a polarización do bem e do mau: o telenovelero não tem que fazer muitos esforços por detectar os rasgos de carácter das personagens e conseguir a identificação do problema.

As personagens são boas ou maus, nunca regulares. Estes estereotipos, ademais, vêm apresentados por certos rasgos físicos. O telenovelero não se detém a pensar no bom dos maus ou no mau dos bons, nem nas possíveis causas de sua conduta; simplesmente projecta seus enojos sobre os tiranos e identifica-se com as personagens ideais e bondosos.

Sobre estes conceitos do desenvolvimento humano, pode explicar-se que o telenovelero encontre cómoda esta polarización primitiva nas personagens. Assim lhe é fácil a identificação, em contraste com obras literárias e dramáticas de conteúdo profundo, onde as personagens são mas humanos, isto é duales, com rasgos positivos e negativos.

2. Triunfo da justiça

As telenovelas acabam sempre com um final feliz, no que a justiça triunfa. Não importam os problemas pelos que passam os protagonistas, ao final serão premiados e o amor triunfará. Então, ¿que caso tem ver tantos problemas, se se sabe que ao final triunfarão os bons?

Esse sentir que o final será bom deixa uma sensação de relajamiento intenso, de refúgio quotidiano ainda que breve, dessa realidade dolorosa e em ocasiões absurda da vida, que não sempre premeia e muito menos assegura finais felizes.

3. Énfasis nas emoções

Para que tenha boas histórias devem se apresentar problemas, se não há conflito desaparece o interesse na trama. No caso do melodrama não pode ser qualquer conflito: estes devem girar ao redor dos sentimentos.


Os estudiosos do género coincidem em que um dos principais motivos do sucesso do melodrama, é precisamente que trata sobre sentimentos, o que gosta aos telenoveleros que vivem, riem e choram com as histórias de suas personagens favoritas. Isto é válido para as pessoas que se acham em situações semelhantes às personagens, já seja por idade, etapa da vida ou circunstâncias, como para aquelas que vivem das lembranças ou as que por diversas razões se vêem impedidas de viver abertamente suas emoções na vida quotidiana, e gostam de olhar telenovelas porque nelas se reconhecem e identificam com personagens.

É importante mencionar que as telenovelas não tocam nem os grandes temas sociais nem aspectos filosóficos profundos. A telenovela não trata temas que são essenciais na vida social das pessoas:
-temas filosóficos
-temas éticos
-temas relacionados com a ideología
-temas relacionados com a política
-temas relacionados com a economia
-assuntos referidos ao trabalho e o esforço pessoal por conseguir metas no âmbito trabalhista
-problemas de discriminação racial ou de género, ainda que sim estão plagados de estereotipos e podem encontrar-se muitos exemplos discriminatorios como personagens com rasgos indígenas em papéis de condutores, criados ou delinquentes, ou mulheres que não participam da vida social, trabalhista e política.
-Não se trata a possibilidade de criatividade e geração de propostas renovadoras para conseguir mudanças sociais, não se motiva a participar no âmbito político e social, nem a responsabilidade das próprias decisões.

http://sepiensa.org.mx/contenidos/2004/telenovelas/tele1.htm

0