A ENTREVISTA é feita para que os repórteres obtenham das suas fontes declarações que validem as informações apuradas ou que relatem situações vividas por personagens. Antes de ir para a rua, o repórter recebe uma pauta que contém informações que o ajudarão a construir a matéria. Além das informações, a pauta sugere o enfoque a ser trabalhado assim como as fontes a serem entrevistadas.

.

Antes da entrevista o repórter costuma reunir o máximo de informações disponíveis sobre o assunto a ser abordado e sobre a pessoa que será entrevistada. Munido deste material, ele formula perguntas que levem o entrevistado a fornecer informações novas e relevantes.

.

Algumas dicas para obter bons resultados nas entrevistas:

  • Pesquise a vida do entrevistado. Use o departamento de pesquisa ou consulte outras pessoas. Leve tudo sobre a pessoa ou sobre o tema da entrevista.
  • Defina a entrevista, escolhendo enfoque e delimitando assuntos.
  • Planeje a entrevista com o cameraman. Ele precisa estar a par do assunto que vai registrar. Talvez precise de equipamento ou acessório extra.
  • Evite perguntas gerais, do tipo "o que o senhor acha?" e "o que o senhor pensa sobre isso?". Se o entrevistado for daqueles que gostam de falar, uma pergunta genérica pode significar respostas enormes.
  • Seja específico e direto. É difícil alguém driblar o repórter quando ele faz perguntas objetivas. O pior que pode acontecer é o entrevistado ficar mal diante do telespectador ao dar respostas evasivas.
  • Mantenha o microfone diante do entrevistado por mais alguns segundos depois da resposta anterior. Muitas vezes a gente pensa que a entrevista acabou no momento em que começa a melhor parte.
  • Se possível, converse antes com o entrevistado para organizar melhor as idéias. Anote as perguntas, mesmo as que forem feitas durante a entrevista. Você vai precisar delas para fazer os contraplanos.
  • Evite o "ahn han!". O seu áudio interfere no do entrevistado. Ele também pode encarar o "ahn han!" como aprovação e alongar as repostas.
0