Norman MacLaren:Ícone na animação experimental, o canadense é um exemplo de artista que explorou ao máximo suas ferramentas e teve controle total do seu processo criativo. Esta atitude tem muito a ver com o crescimento da tecnologia aplicada à arte. Um artista tem uma visão, uma idéia do que quer, e explora diferentes formas de expressá-la. De certo modo, ele questiona a própria influência da técnica ou da mídia na realização da idéia.
Já na década de 40, quando experimentava com técnicas de animação, sua criatividade e curiosidade o levaram a explorar a banda de som da película. Desenhando e arranhando o próprio filme, ele criou sons originais e inéditos, similares a sons de sintetizador, instrumento que ainda não existia.Realizou filmes em que a imagem era a própria visualização da música, utilizando-se da técnica da notação óptica acústica que consiste no desenho das imagens e dos sons diretamente no negativo do filme.


'Neighbours' Norman McLaren (1952)
('Vizinhos' /exemplo de stop motion)


'Spook Sport' Norman McLaren (1940)

0

visinhos

o que eu entende foi que eles viram uma flor uma flor bonita e os dois gostaram da flor e sairam brigando e o que eles queriam dizer foi que eles amaram a flor, e o que eles queriam dizer a flor era eu te amo florzinha do meu coração!!!!!!!!!!!!!