1. DECLARAÇÃO SOBRE O PROJETO TVLATA
Com motivo da Criação de um LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÃO na associação cultural BAGUNÇAÇO do bairro ALAGADOS em Salvador da Bahia, DECLARAMOS QUE:

-A televisão experimental se relaciona com a história do desenvolvimento tecnológico e com as invenções relativas às formas televisivas desde suas origens à atualidade.

-A televisão experimental nos permite pesquisar em diversos níveis e entrar em diferentes campos (arte, sociologia, jornalismo, política, educação, tecnologia, etc.), bem como estudar novos formatos e estratégias audiovisuais vinculados à criação artística para aplicá-los aos meios televisivos.

-Além disso, cria conteúdos com seu próprio sistema operativo e recorre à criatividade e à experimentação para desenvolver tanto seus conteúdos como as formas em que se apresentam. Desta maneira, investiga outras linguagens e formatos possíveis, ao mesmo tempo em que examina o futuro da televisão convencional.

-Uma televisão de estrutura experimental deve responder a uma capacidade de transformação permanente e de desenvolvimento contínuo, tanto no aspecto conceitual como tecnológico. Uma estrutura destas características pode produzir e emitir seus conteúdos no entorno televisivo, e sua emissão deve ser oferecida através de canais de radiofreqüência que possam ser recebidos por um aparelho de televisão convencional. A difusão também pode ser realizada por Internet através de um webcast para ser recebida por milhares de computadores.

2. ARTIGO SOBRE O PROJETO TVLATA
CRIATIVIDADE, CULTURA E DESENVOLVIMENTO

Atualmente, os meios de comunicação e a tecnologia, além da arte, do patrimônio e dos costumes, são parte importante da identidade cultural de um mundo globalizado. No Brasil, estamos desenvolvendo um projeto de criação de uma televisão experimental que ofereça aos jovens da associação cultural Bagunçaço de Salvador da Bahia a possibilidade de inventar seu próprio canal de comunicação comunitário com suportes tecnológicos comuns e máxima liberdade na criação de conteúdos.

O projeto, desenvolvido em colaboração com Neokinok TV, é uma plataforma televisiva criada por Daniel Miracle (Barcelona, Espanha) juntamente com Bagunçaço. Em uma área carente de espaços culturais, os jovens recebem apoio escolar, informação sexual e, sobretudo, ensaiam diariamente oito bandas de percussão locais. Já realizaram inclusive dois curtas-metragens de ficção com crianças como protagonistas, onde contam a história e evolução do bairro.

Toda esta atividade cultural afeta diretamente outras esferas da vida do bairro, como a educação, o bem-estar e o crescimento econômico, tornando-se assim agente de mudança e desenvolvimento. Por isso, acreditamos que a cultura não somente contribui para o desenvolvimento das sociedades, mas que tal desenvolvimento não seria possível sem a cultura.

Porém, existe certa inércia em direção à universalização que implica a assimilação cultural ou a exclusão das minorias. Consideramos que, para evitar a assimilação e/ou exclusão dessas identidades culturais, é imprescindível conviver com elas, buscar interlocutores e gerar intercâmbios. E se não é possível fazê-lo através dos meios existentes, devemos criar outros novos, onde as minorias possam desenvolver seu juízo crítico, exigir seus direitos e expressar sua diversidade. Este é, definitivamente, o objetivo final deste projeto.

O simples reconhecimento das diferenças culturais não é suficiente. É indispensável ter uma visão do conjunto e aportar soluções criativas e eficazes que abram às minorias o espaço cultural público, até agora dominado pelas poderosas indústrias culturais, pela homogeneização e pelos tópicos comercializáveis. Somente assim conseguiremos criar um verdadeiro vínculo entre cultura e desenvolvimento.
Boletim cultural mensal C+D da Direção Geral de Relações Culturáis e Cientificas da AECI
Susana Zaragoza
Escritório cultural da Embaixada da Espanha no Brasil


0