Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares     

O Quilombo dos Palmares (localizado na atual região de União dos Palmares, Alagoas) era uma comunidade auto-sustentável, um reino (ou república na visão de alguns) formado por escravos negros que haviam escapado das fazendas, prisões e senzalas brasileiras. Ele ocupava uma área próxima ao tamanho de Portugal e situava-se onde era o interior da Bahia, hoje estado de Alagoas. Naquele momento sua população alcançava por volta de trinta mil pessoas.

Zumbi nasceu em Palmares, Alagoas, livre, no ano de 1655, mas foi capturado e entregue a um missionário português quando tinha aproximadamente seis anos. Batizado 'Francisco', Zumbi recebeu os sacramentos, aprendeu português e latim, e ajudava diariamente na celebração da missa. Apesar destas tentativas de aculturá-lo, Zumbi escapou em 1670 e, com quinze anos, retornou ao seu local de origem. Zumbi se tornou conhecido pela sua destreza e astúcia na luta e já era um estrategista militar respeitável quando chegou aos vinte e poucos anos.

Por volta de 1678, o governador da Capitania de Pernambuco cansado do longo conflito com o Quilombo de Palmares, se aproximou do líder de Palmares, Ganga Zumba, com uma oferta de paz. Foi oferecida a liberdade para todos os escravos fugidos se o quilombo se submetesse à autoridade da Coroa Portuguesa; a proposta foi aceita, mas Zumbi rejeitou a proposta do governador e desafiou a liderança de Ganga Zumba. Prometendo continuar a resistência contra a opressão portuguesa, Zumbi tornou-se o novo líder do quilombo de Palmares.

Quinze anos após Zumbi ter assumido a liderança, o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho foi chamado para organizar a invasão do quilombo. Em 6 de fevereiro de 1694 a capital de Palmares foi destruída e Zumbi ferido. Apesar de ter sobrevivido, foi traído por Antonio Soares, e surpreendido pelo capitão Furtado de Mendonça em seu reduto (talvez a Serra Dois Irmãos). Apunhalado, resiste, mas é morto com 20 guerreiros quase dois anos após a batalha, em 20 de novembro de 1695. Teve a cabeça cortada, salgada e levada ao governador Melo e Castro. Em Recife, a cabeça foi exposta em praça pública, visando desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade de Zumbi.

Em 14 de março de 1696 o governador de Pernambuco Caetano de Melo e Castro escreveu ao Rei: "Determinei que pusessem sua cabeça em um poste no lugar mais público desta praça, para satisfazer os ofendidos e justamente queixosos e atemorizar os negros que supersticiosamente julgavam Zumbi um imortal, para que entendessem que esta empresa acabava de todo com os Palmares."

Zumbi é hoje, para determinados segmentos da população brasileira, um símbolo de resistência. Em 1995, a data de sua morte foi adotada como o dia da Consciência Negra. É também um dos nomes mais importantes da Capoeira.

4
Average: 4 (1 vote)

Bagunçaço

Bagunçaço em suècia

0

fotos

Eduardo e Mauro do tvlata

0

tvlata


Coloquei esse video pq conta a historia dos negros
e representa muito na minha vida.

0

eduardo santos

proximamente

0

Quando? Como? Quem? Porque? Onde? Que?

noticia?====>>> um menino de 17 anos morreu com 5 tiros na cabeça no bairro do uruguai ontem a noite quando estava querendo fazer um assalto com um revolver calibre 38 na lanchonete deixando tres pessoas como refém e uma bala perdida atingio uma criança de 10 anos que estava no local, os vizinhos ouviram varios disparo .

0

eduardo

O que é comunicaçao? aonde duas pessoas começam a falar.

o que é televisao? é um dos meios de comunicaçao de imagem e oudios e videos.

o que uma tv comunitaria? uma tv que fala sobre as comunidades.

o que tv pela internet? uma tv que é pela internet.

o que vc espera da tv lata? eu espero que esse curso nao seja só um curso exparimental que de continuidade do trabalho.

0

exercicio de eduardo

Qual a função de cada ícone do site tv lata?

TV LATA - Vai aparecer os videos feito por nós.
CPIPS - Todos os nossos clips.
INFO TV LATA - Textos e Artigos.
CRÉDITOS - Nome dos professores e estudantes, fala sobre a embaixada espanhola e do bagunçaço.
CONTACT - Se quiser deixar alguma mensagem para o site

0

tv lata

nome:eduardo santos dias

idade:15 anos

o que vocé gosta da tv: eu gosto de assistir jornal,novela,filmes.

o que vocé não gosta: horário politico.

o que vocé esta ajando do curso: eu estou a proculra de uma esperiencia muito inportante na minha vida e acho que eu achei no curso espero que consiga mais e muito mais... e o curso esta muito interesanti.

0
Conteúdo sindicalizado